Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Vitrais Góticos

Vitrais Góticos

O termo gótico foi cunhado para a arquitetura, e é nela que as características de estilo podem ser facilmente reconhecidas entre o século XII até o século XIV.

Com o ressurgimento da vida urbana, as cidades cresciam economicamente e politicamente, os mosteiros foram substituídos pelas escolas das catedrais, e universidades, por centros de aprendizagem.

As catedrais foram o produto de uma sociedade dinâmica, em evolução, que despedaçou os grilhões do feudalismo.

A arquitetura das igrejas românicas oferecia a ideia de abrigo e proteção contra a investida do mal, enquanto a das Góticas propiciava o vislumbre de um mundo diferente; suas paredes não eram mais grossas, frias e assustadoras.

Agora o produto de uma sociedade dinâmica era formado por vitrais policromos que refulgiam como pedras preciosas.

As paredes têm função estática e podem ser substituídas, sem qualquer problema, por uma série de arcadas e de grandes janelas fechadas com vitrais coloridos com cenas da história sacra, e a luzes por eles filtradas transmitem, ao fiel, uma sensação de êxtase.

Para apresentar um trabalho sobre vitrais, os alunos dos primeiros anos, do professor Juventino, inspirados pelo vislumbre dessas obras, no desafio da decoração policrômica, das formas de rosácea e das janelas laterais e, com muita criatividade, entregaram um resultado surpreendente, pois usaram madeira, caixa de sapatos, papelões e outros materiais alternativos para apresentarem uma ótima produção.

Confira!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*