Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Laguna Histórica

Laguna Histórica

IMG_1985A Guerra dos Farrapos ocorreu durante o período Regencial e o início do Primeiro Reinado no Brasil. A província do Rio Grande do Sul e, mais tarde, de Santa Catarina se revoltavam contra o governo central. Além da República Rio Grandense proclamada por Bento Gonçalves, também surgia a República Juliana, sendo declarada na cidade de Laguna por Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi.

IMG_1899

Garibaldi, revolucionário italiano, durante sua campanha em favor das forças insurgentes, conhece na cidade de Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro que passa a lutar ao seu lado.

Anita Garibaldi, como passa a ser conhecida, nasceu e viveu por muitos anos na cidade catarinense. Motivo, mais que importante, para que o professor Maurício decidisse: Por que apenas falar sobre a cidade, se podemos conhecê-la?

Dessa forma, as turmas de 8º Ano Matutino e Vespertino partiram para visitar a cidade histórica de Laguna, ao sul do nosso Estado. É um local repleto de atrativos: praias, centro histórico, pesca com botos, um importante farol… Além, claro, dos locais de destaque do período de Anita Garibaldi como moradora local.

A primeira parada ao chegar na cidade foi bem interessante… Sabe o Tratado de Tordesilhas? Ele terminava lá em Laguna. E existe um marco representando exatamente onde ele passava. Parada obrigatória! Além de visitar o Farol de Santa Marta, um sambaqui e prestigiar a pesca com botos, o Centro Histórico da cidade nos aguardava. Um grande monumento em homenagem à “Heroína de Dois Mundos”; nos introduz ao Museu Anita Garibaldi. Lá, diversas relíquias históricas do período da República Juliana, e até mesmo de nativos que viviam antes mesmo de a cidade surgir, podem ser apreciados.

IMG_2030Na sequência, em uma curta caminhada, é possível visitar a Fonte da Carioca e se refrescar com água direto da nascente. Uma delícia! Lembrando que logo à frente da fonte, havia uma praça que no Período Imperial abrigava o comércio de escravos. Logo em seguida encontramos a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, onde Anita se casou pela primeira vez (sim! Giuseppe foi o seu segundo marido!). E, ao lado, encontramos a chamada casa de Anita Garibaldi, com alguns de seus objetos pessoais e outros utensílios do período.

 

Após ter contato direto com a História, através de objetos, construções e conhecimento (nosso guia estava repleto de informações!), chega a hora de voltarmos. Mas, as lembranças permanecem. E Laguna sempre estará de braços abertos para nos receber novamente!

Aprecie nossas fotos!

 

IMG_2039IMG_1915IMG_1906

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*