Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Conscientização ambiental com o Maternal

Professora Cintia – Maternal Baby

Ao longo da semana, os alunos do Maternal Baby foram sensibilizados sobre a importância da preservação do Meio Ambiente através de atividades diversas e identificaram as situações que causam danos à ecologia, como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais etc., como forma de estimular, assim, o interesse pela natureza e também a ênfase da problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.

Confira as fotos:

GOTINHA

JABUTI KIMI

PLANTAÇÃO DE SALSINHA

TARTARUGA

VISITA AO PARQUE ECOLÓGICA

 

Aprendendo sobre o meio ambiente!

Professora Fernanda Napoleão Gilioli Oliveira – Jardim I Vespertino.

Quando o conceito de MEIO AMBIENTE foi apresentado ao Jardim I, as indagações foram acerca do que aquilo significava: “é um tipo de fruta, profe?”, “eu acho que é uma roupa”, “é um inseto?”. Ao desvendarmos o que MEIO AMBIENTE significava, a turminha acabou dando um novo sinônimo para a palavra: NATUREZA.

A partir daí, começamos a pensar qual era nossa responsabilidade diante dela. Entre as reflexões, selecionamos: não jogar lixo no chão/mares, separar o lixo orgânico do reciclável, plantar e não desmatar, não queimar as nossas matas e não desperdiçar água.

Com o tema Flora, nossa turma desvendou sobre esse incrível mundo das plantas e  aprenderam curiosidades sobre as flores. Algo que chamou a atenção foi em relação à planta Corypha Umbraculifera, uma espécie de palmeira cuja florada acontece a cada 80 anos. Apesar de as crianças ainda não terem toda essa noção de tempo, um questionamento foi dado: “nossa, profe, a idade do meu biso! ” E, a partir daí, conversamos que é necessário plantar para colher. Ou seja, muitas vezes colhemos o que os mais antigos deixaram, e nós também somos responsáveis por manter a natureza viva não só para nós, mas para os que virão depois também, como filhos, netos… Pensamento um pouco abstrato para as crianças dessa idade, mas ao mesmo tempo reflexão necessária para adultos conscientes e menos egoístas no futuro. Para ilustrar nossos estudos, exploramos as obras de arte de Monet e inspiramo-nos em seus jardins para criarmos lindas releituras com o recurso de giz de cera preto e aquarela.

Outro momento que envolveu bastante as crianças foi o passeio ao Parque Ecológico do Córrego Grande, em que elas desfrutaram de um piquenique, brincaram em meio à natureza e aprenderam sobre compostagem.

Nossos estudos não se esgotam por aí, agora começamos a explorar os animais com um jogo da memória reciclável, pois aprendemos que, além de separar o lixo, também podemos reaproveitá-lo.

Confira as fotos:

PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE

RELEITURA DE MONET

 

Relato sobre o meio ambiente

Professora Patrícia Moritz – 1° Ano EF

No Dia do Meio Ambiente, a turma dos Primeiros Anos A e B  foram juntas passar uma tarde diferente perto da natureza no Horto Florestal do Córrego Grande.

Fizemos uma caminhada em meio à natureza, conhecemos vários tipos de árvores, ouvimos o canto de diversos pássaros, vimos tartarugas tomando banho de sol e até alguns jacarés. Respiramos muito o ar puro que existe no local, e as crianças estiveram sempre muito preocupadas em recolher o lixo que encontravam no chão e colocá-lo nas lixeiras corretas.

Nosso lanche foi especial, debaixo da sombra das árvores. Para finalizar, brincamos muito no parque.

Que tarde divertida!!

CONFIRA AS FOTOS AQUI!

 

Caminhada ecológica 

Andreia Terezinha – 3º Ano EF

3º Ano EF – Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a turma realizou hoje uma caminhada ecológica no Horto Florestal do Córrego Grande.

Confira as fotos no Class!


Arte e reciclagem!

Prof Nazaré

A turma do 4º ano construiu objetos artesanais com enfoque sustentável utilizando materiais recicláveis. Cada aluno apresentou sua produção ao grupo e depois as crianças realizaram um troca-troca entre os objetos confeccionados.

 

Quadrinhos do dia do meio ambiente!

Professora Luciana – 5º Ano Vespertino

Em sala discutimos sobre o dia 05 de Junho e a sua importância. Cada aluno contribuiu dizendo porque é importante cuidarmos e preservarmos o meio ambiente.

Em seguida, a turma foi dividida em duplas. Cada dupla produziu uma História em Quadrinhos com este tema ( o título de cada história cada dupla fez o seu).

As histórias estão expostas no corredor próximo à nossa sala.

CONFIRA AS FOTOS AQUI.

 

A semana do MEIO AMBIENTE Guroo: Pensar globalmente, agir localmente!

Professora Maria Amália Buchele (Língua Portuguesa) – 1º Ano EM

“A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.” – Antoine de Saint-Exupéry

 

Todos estamos carecas de saber que preservar o meio ambiente é um gesto de extrema importância para todos os seres que habitam o planeta azul. Afinal, os recursos necessários para a nossa sobrevivência, como a água, os alimentos e as matérias-primas vêm dele e, sem eles, todas as formas de vida do Planeta poderão acabar. Sabe-se que, a partir da segunda metade do século XVIII, o meio ambiente começou a sentir o impacto do novo modelo de produção. O afã por grande poder econômico, tanto no passado quanto no presente, suplantam os cuidados que são devidos ao meio ambiente para que haja, ao menos, a preservação do equilíbrio entre homem e natureza. O Brasil – Floripa – não se situa longe desse panorama. Assim, pensando neste temática, foi sugerido aos alunos do 1°ano de Ensino Médio uma investigação – um olhar crítico – sobre como anda a natureza por aqui, na Ilha da Magia: falou-se sobre as praias, os deságues dos esgotos na água do mar, os mangues e a falta de preservação, a reciclagem do lixo, sobre consciência ambiental, combustíveis fósseis e outras teses relacionadas ao tema.

Pós-discussão, os alunos (em dupla), via CLASS,  produziram uma CARTA ARGUMENTATIVA para as autoridades estaduais envoltas com esta questão, e nela pediu-se mais “afeto” e respeito com a nossa natureza! Pois a “casa comum” – como foi chamada a Terra pela campanha da fraternidade (Igreja Católica) – merece nossa atenção de maneira especial hoje, em que se convive com os problemas de um rápido e desordenado crescimento econômico.

E ao lê-las, pude perceber que as escritas foram extremamente críticas. Os alunos buscaram argumentos para defender seus pontos de vista – ponto-chave para a construção de um texto argumentativo.

Agora fica a pergunta: Será que basta? Será que, se enviarmos de fato essas cartas às autoridades, os problemas relacionados ao não respeito ao meio ambiente serão sanados? Será que seremos lidos? Talvez sim. Talvez não. Mas, mesmo com tantas dúvidas, a preocupação dos jovens GUROO é real, afetuosa e inteligente. E por aqui fazemos a nossa parte! Aqui, no GUROO, a natureza caminha junto com o crescimento e a sustentabilidade.

Pautas especiais -Semana do Meio Ambiente

Professor Rodrigo Souza – 1º e 2º Ano EM

Dentro dos conteúdos discutidos com a turma do 1º, nessa semana, destaca-se a importância das barreiras de coral, assim como algumas unidades de conservação marinhas do Brasil, especialmente o Atol das Rocas, que é uma reserva biológica marinha muito restrita e isolada

Nesta semana, os alunos do 2º Ano foram a campo para realizar a AV2 de Bio, Geo e Qui que propusemos. O assunto era contaminação e poluição ambiental, tema que irão apresentar em um seminário na próxima  semana sobre os tipos de ação do homem sobre a natureza, estudando cada um deles na prática, aqui em Floripa. Além disso, discutimos a questão dos agrotóxicos e o controle biológico de pragas. Foi bem interessante!

 

Investigando problemas ambientais!

Professor Marcelo (Física) – 2º Ano EM

Durante a semana do meio ambiente, os Segundos Anos, na disciplina de Física, foram divididos em grupos, os quais  tiveram que levantar um problema ambiental, propondo possíveis soluções para ele, dentro da Física. Foi sugerida a confecção de cartazes com figuras, dados estatísticos e tabelas demonstrativas.

 

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*