Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Estendendo a Mão!

Estendendo a Mão!

Entrar no ciclo vicioso do dia a dia é simples e confortável, mas quando observamos a ociedade fora de nossa zona de conforto, a coisa muda de figura. E é nesta busca por sermos mais críticos e atuantes em nosso meio que queremos desenvolver nossos alunos para se tornarem pessoas interessadas pelo planeta, pelo próximo, pelo contato e pela troca.

Estender a mão é uma atitude que vemos pouco hoje em dia. Para conseguirmos mudar nossa realidade, é muito importante que nossas crianças vivenciem, de forma mais intensa, a realidade em que vivem e consigam, dessa forma, analisar melhor a sociedade a que pertencem para poder refletir de que forma seu empoderamento pode fazer a diferença.

Pensando nisso, a turma do 5º Ano matutino resolveu estender várias mãos ao mesmo tempo. Com o intuito de perpassar as paredes da escola, nossa turma engajou-se em uma ação ecológico-humanitária. Pretensão não é pouco… Se você está cansado de tantas injustiças sociais ou apenas deseja começar a praticar o bem, junte-se a nós! Quanto mais pessoas unidas no movimento, mais fortes ficaremos!

Nosso primeiro passo foi a realização de uma trilha com o intuito de limpar a nossa casa, a mãe natureza. Tivemos a adesão de quase todos os alunos, alguns pais, familiares e amigos. Nossa alegria foi imensa por podermos reverter alguns danos que cometemos, muitas vezes, de forma inconsciente. Nossa escolha foi a Trilha do Morro das Aranhas no Costão do Santinho, onde primeiramente tivemos uma grande aula com o biólogo Paulo Antunes Horta Júnior e o apoio do geógrafo Henrique Pedro dos Reis. Quando chegamos à praia delimitamos um espaço de 150 metros para que pudéssemos recolher o lixo que estava ali.

Após a coleta, realizamos a trilha de volta e a separação do lixo. Com isso, pudemos observar que os resíduos que jogamos nas ruas, vão para os bueiros, caem nos mares (podendo matar milhares de seres marinhos) e chegam às praias. Veja o resultado dessa ação através dos dados coletados:

– 41 sacos plásticos

– 93 tampas de garrafa pet

– 18 garrafas pet

– 147 materiais de pesca

– 10 copos plásticos

– 1 pente

– 1 escova de dente

– 44 bitucas de cigarro

– 82 canudos

– 3 latas

– 682 fragmentos de lixo

– 2 embalagens tetra pak

– 1 par de chinelos

Totalizando 1.098 itens coletados.

Sabemos que esse passo é apenas um grão na vastidão de areia que existe, porém, se várias pessoas pensarem desta forma, certamente já seremos um bom punhado.

Acompanhe e junte-se ao movimento que vai acontecer durante todo o ano. O próximo evento será dia 19/05. Mais informações, na secretaria.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*