Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Os Círculos

Os Círculos

Em 2018, iniciamos no GUROO um movimento muito especial que, desde então, nos proporciona grandes reflexões sobre quais são os propósitos e objetivos da educação nos dias atuais e para o futuro.

As aulas, que preferimos chamar de encontros significativos, foram mediadas por Lisiê Nolasco e ficaram conhecidas entre os estudantes como: Os Círculos.

Na prática… saímos da teoria! Abordamos um conteúdo que não está nas apostilas e, para acessá-lo, desligamos o Wi-fi. Diferentemente de provas, o desafio aqui é uma autoavaliação das questões sobre si mesmo e sobre a vida.

A vivência é composta por dinâmicas, exercícios, jogos e diálogos baseados na CNV (comunicação não-violenta) e Disciplina Positiva. Sentamos em círculo para gerar conexão, senso de pertencimento, atenção plena, presença e, além de atividades direcionadas, é dada a cada um a oportunidade para se expressar. Em contrapartida, desenvolvem-se as tão necessárias habilidades de escutar, ter empatia, sentir, refletir, autoconhecer e aperfeiçoar-se.

Desde o início, esse movimento proporciona aos participantes um novo olhar sobre habilidades que, muitas vezes, nem imaginamos o quão importantes e necessárias podem ser. É cada vez mais comum depararmo-nos com crianças, adolescentes e adultos enfrentando conflitos emocionais internos, vivenciando stress, frustração e até mesmo depressão. Com base nisso, a proposta desses encontros é criar um espaço de confiança para que cada um, no seu tempo e juntos, possamos nos despertar para nossas próprias capacidades de comunicação, criatividade, cooperação, resolução de conflitos e resiliência. Por meio dessas práticas, compartilham-se informações e ferramentas que podem abrir portas para outros conhecimentos e reflexões que são capazes de transformar padrões e hábitos em nossas vidas e relações.

A partir do dia 06 de maio, os Círculos voltarão a acontecer no GUROO para encerrar o primeiro bimestre e, durante este mês, teremos encontros especiais para as famílias! Queremos proporcionar aos adultos a oportunidade de vivenciar também esse momento de aprendizagem prática, desenvolver suas habilidades e, quem sabe, abrir a mente para novas possibilidades sobre como criar e fortalecer vínculos com seus filhos.

Em paralelo, numa parceria com os professores, durante os horários de aula normal, uma programação intensa atenderá os alunos a partir do Jardim I da Educação Infantil até 2º Ano do Ensino Médio; o Terceirão segue com sua própria programação, pois neste ano foram escolhidos como a turma piloto deste projeto em formato curricular e participam dele semanalmente.

 

Encontros abertos para família:
DIAS: 09/05 (quinta), 16/05 (quinta), 21/05 (terça) e 23/05 (quinta) – das 19h às 20h30.

OBS: Inscreva-se antecipadamente na secretaria, as vagas são limitadas. De preferência, solicitamos que os pais participem sozinhos da atividade, caso não seja possível esta organização, seus filhos são bem-vindos! O importante é se permitir vivenciar este momento de troca e aprendizado sobre educação parental.

 

 

 

Sobre a facilitadora:

Oi, eu sou a Lisiê e faço parte do Guroo desde o início da minha vida.

Sou filha da Judithe, fundadora e Diretora Geral da nossa escola. Estudei aqui desde os meus 13 dias (literalmente!) até os 13 anos de idade. Aos 16 anos, me formei no Ensino Médio e iniciei minha carreira profissional por aqui.

Comecei na secretaria, aprendi sobre o funcionamento da escola e sobre ser adulta. A partir daí, fui me interessando pela área administrativa e passei a conhecer todos os processos da escola, sendo responsável por acompanhar e gerir a informatização dos sistemas de gestão que utilizamos até hoje. De repente, encontrei minha vocação na comunicação social e, perto de concluir minha graduação em Publicidade e Propaganda, criei um novo setor que ainda segue sob minha gestão como Diretora de Marketing. Hoje esse “título” mudou, e eu me lembro bem! Foi em meados de 2013 que meu interesse se voltou de vez para a área da educação, e o primeiro resultado disso foi, no ano seguinte, celebrarmos os 25 anos da escola com um novo nome e, enfim, nosso próprio conceito: Guroo, o começo desse caminho que nos transforma de dentro pra fora.

Desde então, passei a estudar sobre pedagogia, tecnologias, múltiplas inteligências, aprendizagem, criatividade, metodologias ativas e colaborativas, inteligência emocional, mais uma porção de temas diversos e, então, o que possa levar à possibilidade de desenvolver nas crianças e nos jovens suas habilidades, autoconfiança e curiosidade, e tudo isso me encantou.

Foi pensando nessa educação que assume que deve mudar com o tempo que, em 2014, lancei o GUROO Transforma para inspirar nossos professores a colocarem suas próprias ideias “fora da caixa”. Estamos na 5 edição, e o GT tornou-se um evento consagrado pelos alunos que, hoje, são os protagonistas desta escola.  

Em meio a tanta experiência e atuação direta na área, sempre me coloquei como eterna aprendiz. No entanto, foi em 2018, após concluir cursos que me capacitaram como mediadora e em posse de poderosas ferramentas de comunicação e metodologias ativas,  que eu me desafiei a entrar em sala de aula como educadora para compartilhar um pouco do que eu sei e aprender com o tanto que nossos alunos também sabem.

Nesse mesmo movimento empoderador, assumo meu papel também como Liderança Pedagógica da escola e escolho trilhar esse novo e inspirador caminho que é construir e vivenciar o propósito de existir do GUROO.

Foi assim, com essa breve história sobre a minha vida, que decidi apresentar meu “currículo” neste momento, pois no Círculo é só isso mesmo que importa: quem realmente somos!

Espero poder conhecer sua história também no próximo encontro. Até lá!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*