Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Tenda Avoá

Tenda Avoá

É com muita satisfação que comunicamos uma nova parceria do Guroo em 2019!

A Elo Vertical, que já foi nossa parceria no evento GUROO Transforma de 2017, é uma associação focada em criar oportunidades de desenvolvimento pessoal para crianças, jovens e adultos, e neste ano apresentou-nos um projeto encantador do qual agora fazemos parte, a Tenda AVOÁ.

Nossa escola foi convidada a participar do projeto piloto que busca inserir em espaços de aprendizagem ferramentas que permitam à criança desenvolver, de forma autônoma, suas capacidades de concentração, a qualidade de pensamento, o autoconhecimento e a consciência corporal por meio de meditações guiadas. Nesta terça-feira, os alunos do 1º ao 5º Ano EF receberam uma visita muito especial em sala e o convite para que conheçam a “ferramenta mágica” da respiração lá na Tenda.

A Tenda AVOÁ consiste em um espaço lúdico que, a partir desta semana, ficará na biblioteca do GUROO à disposição dos estudantes entre 6 e 10 anos de idade (1º ao 5º Ano EF). As crianças que se sentirem interessadas poderão solicitar aos funcionários do GUROO um dispositivo de áudio com fone de ouvido e, ao entrarem na tenda, sentarão em uma almofada confortável e poderão escutar as meditações guiadas, produzidas especialmente para elas. Essa ferramenta é composta de histórias lúdicas que convidam a criança a explorar sua capacidade de concentração, imaginação e as infinitas possibilidades de emoções que a mente nos traz. O objetivo da atividade é para que sejam guiadas e aprendam a relaxar por meio da respiração consciente e profunda, além de se conectarem com a sensação de bem-estar que, mesmo sozinhas, são capazes de encontrar.

A meditação alinha-se com práticas que visam desenvolver a inteligência emocional dos estudantes e permite que se conectem com suas emoções e saibam enfrentar os desafios do dia-a-dia com resiliência e não-violência. As habilidades socioemocionais consistem em uma temática cada vez mais presente nos diálogos sobre educação e, no GUROO, não é diferente, estamos cada vez mais dispostos a incluir experiências mediadas sobre o tema com nossos alunos.

Em um mundo cada vez mais acelerado, são comuns os diagnósticos logo na infância. O Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (JAACAP) e CDC (Centers for Disease Control) publicaram uma pesquisa, a qual mostrou que cerca de dois milhões de crianças nos EUA foram diagnosticadas com déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), entre 2003 e 2012, e mais de um milhão delas estavam tomando medicação para isso. O cenário torna-se diferente quando observamos o desenvolvimento das crianças que foram ensinadas a silenciar a mente e respirar de forma mais completa e consciente. Os benefícios dessa prática contínua foram comprovados e incluem equilíbrio emocional, redução do stress, maior compreensão sobre si mesmo, harmonia de seus sentimentos e emoções, melhora da autoestima, concentração e tranquilidade, aumento do potencial criativo, qualidade de pensamento, empatia, altruísmo e, consecutivamente, há uma melhoria nas relações sociais com os pais e amigos.

A meditação já é uma prática comum em outros países e está sendo inserida com sucesso em escolas brasileiras, como é o exemplo da escola estadual Bernardo Valadares de Vasconsellos, em Sete Lagoas (MG), onde 1.400 alunos fazem, todos os dias, o Tempo de Silêncio. Quem desejar pode aproveitar estes 15 minutos para meditar; quem não quiser, pode apenas descansar. A iniciativa foi inspirada pela Fundação David Lynch, que já orientou a criação de programas de meditação em escolas de São Paulo e Rio de Janeiro. Outros exemplos e referências positivas também foram encontrados junto aos parceiros do Sistema de Ensino COC de outras regiões do Brasil, os quais aplicam o Mindfulness de forma curricular para todos os seus alunos. Tais projetos inspiram-nos a inserir, de forma gradativa, esses conteúdos em nossa comunidade escolar, alcançando professores, alunos e pais.
A intenção do GUROO ao abrir as portas para a Tenda AVOÁ é de permitir que nossos alunos tenham acesso a conhecimentos práticos que podem trazer uma melhora significativa para suas vidas e, em paralelo com as atividades rotineiras da escola, possibilitar que encontrem, aqui dentro, um espaço seguro e confortável para que se conheçam e se desenvolvam.

Certos de seu apoio, a equipe do GUROO e da Elo Vertical estão à disposição das famílias que ainda tiverem dúvidas sobre os objetivos, a organização e o uso da Tenda AVOÁ. No link abaixo, você pode encontrar mais informações sobre o programa e conhecer duas meditações especiais para crianças, confira!

Neste curto filme, as crianças falam sobre como lidam com as emoções e com a meditação por meio de técnicas de respiração. Vale conferir!

Sobre a Tenda AVOÁ:                       

Conheça a meditação:

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*