Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Reposição de Aulas

Reposição de Aulas

Seguindo o cronograma escolar, que foi alterado por conta da greve dos caminhoneiros, nos dias 16, 17 e 18 de julho, o colégio organizou um cronograma de aulas de reposição com foco em funções interdisciplinares que visavam aprofundar competências acadêmicas para ampliar o relacionamento entre professores e alunos.

No dia 16 (segunda-feira), as atividades variaram entre acadêmicas e ligadas ao debate de filme com o professor Anderson “Rolo”, com a intenção de ampliar as discussões sobre as tensões sociais existentes entre gênero, com o filme Francês “Não sou um homem fácil”, cujo objetivo foi trabalhar questões de local social e diálogos de poder, assim como fazer a reflexão de coisas consideradas estáticas em nossa sociedade.

Também houve espaço para o relaxamento de um primeiro semestre de atividades bastante intensas com um futebol entre as séries e os professores, um momento de descontração e risos que envolveu a equipe de professores e os estudantes.

O nosso Terceirão teve uma rodada de conversa sobre organização de estudos, melhoria e efetividade das atividades escolares em casa, com os professores Guilherme “Big”, Anderson “Rolo”, Rodrigo “Tainha”, Caio e Marcão. A turma refletiu e fez a autocrítica sobre suas práticas e dificuldades durante o primeiro semestre e recebeu uma injeção de ânimo para essa reta final pré provas de vestibulares e Enem.

A terça-feira foi marcada pela batida do Funk: o professor Guilherme “Big” liderou uma aula sobre a cultura musical popular, abordou as questões relacionadas à cultura e ao cenário geopolítico brasileiro com o apoio da professora Maria Luiza, de Geografia. Ao contrário do que os alunos esperavam, a aula contou com outros gêneros musicais. Além do Funk proposto, foram trabalhados intérpretes e compositores como Bezerra da Silva, Moreira da Silva, El Efecto, Chico Buarque, Marisa Monte, Dr Sin, Dr Silvana & Cia, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, entre outras influências da música internacional, como Miles Davis e Blue Michel.

O contexto da aula interdisciplinar teve como foco abordar as questões atribuídas ao gênero música do Funk Carioca, sua história e suas letras: origem, influências, crítica social, preconceitos, dança e expressão.

O dia 18, terceiro e último dia de reposição, os alunos foram estimulados a questões de debate e oratória com um bate-papo liderado pelos professores Anderson “Rolo” e Guilherme “Big”, norteados pelo filme “A Onda”, com abordagem voltada às questões de autoritarismo e de relações de poder dentro da ótica dos Estados da Nação.

A relação passado/presente também foi abordada para discutir as questões políticas que podem aparecer dentro dos temas de redação das universidades.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*