Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Making Playdough is Science Experience

Making Playdough is Science Experience

Hoje nós vamos falar sobre uma grande experiência que tivemos neste semestre: a massinha caseira! Todo mundo ama massinha (ou “play doh!”, como é comercialmente conhecida), independentemente de ser criança, adolescentes ou adulto. O que nossos alunos não sabiam (ainda) é que é possível para nós criarmos essa massa de modelar incrível e colorida por meio da mágica da Ciência! Pois é, quando se trata de ciência, muitas coisas são possíveis. 

Eventualmente, temos aulas de Ciências em nosso curso bilíngue em que estudamos diferentes tópicos. Dessa vez, nós estávamos estudando sobre “propriedades da matéria” e aprendemos que ela é tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço, assim como é feita de partes muito pequenas. A matéria pode assumir o estado sólido, líquido ou gasoso, e suas propriedades e seus estados da podem mudar, além de diferentes tipos poderem ser misturadas. Então, juntando todas essas informações, nós estávamos prontos para levar a teoria à prática.

Para dar início à atividade começamos misturando, em um pote de vidro, óleo, água e corante alimentício, e realmente misturamos muito! “Mas não importa o quanto você tente misturá-los, não vai funcionar!”, foi a conclusão dos nossos alunos. Isso acontece porque água e óleo têm diferentes moléculas, e por isso eles não se misturam.

Nós também aprendemos que existem alguns tipos de matérias que, se as misturarmos, elas se tornam uma coisa nova. Foi assim que criamos nossa massinha! Aqui está o que usamos para fazê-la: farinha branca, óleo, sal, água e corante alimentício azul. Misturamos todos os ingredientes em uma bacia grande e larga e, usando as mãos, amassamos e esmagamos até que obtivesse um aspecto heterogêneo. Daí em diante, foi só diversão.

Durante a atividade, houve um momento muito especial: os pequenininhos (alunos da teacher Tereza do Pre-School) estavam passando por nós e ficaram muito curiosos e encantados com a nossa “mágica”. Então fizemos o convite para se juntarem a nós para brincarem com a massinha. Isso foi lindo: os maiores mostrando para os pequeninos como ela funciona, conversando e brincando com eles! É muito importante para nós valorizar essas práticas coletivas. Afinal de contas, estamos sempre aprendendo  em qualquer lugar com todo mundo!

Mais que formação, é transformação!

2 Comentários

  1. Priscylla 5 meses atrás

    Muito feliz com o progresso de Rapha e dos seus colegas no programa do bilingue. Cada dia, uma novidade. Além da equipe, totalmente comprometida com o aprendizado das crianças…

  2. cristiana tramonte 5 meses atrás

    Parabéns pelo conjunto das atividades! Todas, em conjunto, contribuem e muito para a construção do conhecimento

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*