Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Experimento de Física

Experimento de Física

O estudo da eletricidade é repleto de conceitos abstratos e de difícil compreensão. O conteúdo é extenso, e seu estudo é árduo e provoca o desinteresse de muitos alunos. Podemos utilizar vários modelos e diversas práticas de aprendizagem para mudar a situação do ensino de Física. Uma atividade experimental investigativa é, sem dúvida, uma importante estratégia no ensino da disciplina, e esse tipo de atividade pode ser orientada para a consecução de diferentes objetivos na aprendizagem do aluno.

É preciso que sejam realizadas diferentes atividades, que devem estar acompanhadas de situações problematizadoras, questionadoras e de diálogo, que envolvam a resolução de problemas e levem à introdução de conceitos para que os alunos possam construir seus conhecimentos.

Para que uma atividade possa ser considerada investigativa, a ação do aluno não deve se limitar apenas ao trabalho de manipulação ou observação, ela deve também conter características de um trabalho científico. Logo, o aluno deve refletir, discutir, explicar e relatar o que dará ao seu trabalho as características de uma investigação científica. No entanto, deve ser fundamentada a atividade de investigação que tenha sentido para o aluno, de modo que ele saiba o porquê de estar pesquisando o fenômeno que a ele é apresentado.

O conteúdo ministrado pelos professores de Física para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, eletrodinâmica com ênfase em intensidade de corrente elétrica, resistência elétrica, leis de Ohm e associação de resistores foi a base conceitual teórico e experimental para o encaixamento da atividade de investigação, utilizando um protoboard, uma fonte de energia elétrica, LED, resistores e um multímetro digital para comparações e medições de resistências e tensões elétricas.

A atividade mostrou-se muito produtiva, pois fez com que os alunos pudessem perceber na prática os conteúdos teóricos aprendidos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*