Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Dia de Tiradentes

Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier era o nome verdadeiro de Tiradentes, o revolucionário mineiro. Mas, por que ele merece ser lembrado pelos seus feitos? Qual era o contexto histórico da luta dele e qual sua relevância no processo de independência brasileira?

Assim iniciou-se o debate entre os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, que em seguida assistiram a um documentário sobre a história e trajetória de Tiradentes. A atividade seguinte teve como finalidade reforçar o conteúdo, criando, em dupla, histórias em quadrinhos sobre o herói mineiro.

Foi uma aula bastante enriquecedora, a turma teve a oportunidade de conhecer diversos fatos históricos e desenvolver a criatividade ao produzir de forma ilustrativa o passo a passo de cada fato.

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político
brasileiro. Atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Foi reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira instalou-se mediante um golpe em 15 de novembro de 1889.

Um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que Tiradentes foi executado, 21 de abril, em uma festa cívica a ser celebrada nos quartéis.

O mártir da Inconfidência é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Origem do Feriado de Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos portugueses no Brasil. Tiradentes foi ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento. Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heróicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

 

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*