Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Arte sob nova perspectiva

Arte sob nova perspectiva

“As senhoritas de Avignon”, de Pablo Picasso, demonstra claramente a influência de Paul Cézanne (precursor do Cubismo) nos traços da obra. E essa constatação fica evidente em “As banhistas”, de Cézanne, como se pode perceber na figura a seguir, pintada por este artista.  

 

 

                                                       As banhistas – Paul Cézanne                                                                           As senhoritas de Avignon – Pablo Picasso

Foi com a tela “As senhoritas de Avignon” que se iniciou o Cubismo, movimento que revolucionou a expressão artística e a forma de se ver o belo na época, além de dar mais oportunidades de criação, pois permitiu, por meio de imagens multifacetadas, o retrato de um mundo quase abstrato. Durante o processo, Picasso teve contato com a cultura africana, e por isso há representações de máscaras no quadro.

E sobre a tela, o artista afirmava que esculpia no espaço plano, conforme o próprio depoimento: “Esta pintura, bastaria recortá-la, não sendo as cores, no fim das contas, mais do que indicações das diferentes perspectivas, dos planos inclinados de um lado ou do outro, e depois agrupá-los, segundo as indicações dadas pela cor, para nos encontrarmos em presença de uma escultura.” (Picasso)

Com o desafio de envolver os alunos não só com o conteúdo teórico, mas com as práticas artísticas, o professor Juventino dividiu a turma do 9º Ano em duplas e propôs a criação da releitura da obra. Confira abaixo algumas fotos do resultado:

 

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*